Quais documentos podem ser utilizados para comprovar atividade INSALUBRE PARA FINS DE APOSENTADORIA ESPECIAL?


 

A aposentadoria especial é um tipo de benefício previdenciário que permite o trabalhador que exerceu suas atividades exposto a situações que poderiam prejudicar sua saúde ou colocar sua vida em risco. 

Para a concessão desse benefício, deve haver a comprovação da atividade especial, ou seja, aquela em que o trabalhador permaneceu e contato com substâncias perigosas ou prejudiciais a sua saúde. 

Os documentos que podem ser utilizados para efetuar essa comprovação são:

- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
- Laudo das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT);
- DIRBEN 8030: para os trabalhadores que exerceram atividade insalubre antes de 2004;
- Comprovante do recebimento do acional de insalubridade ou periculosidade;

Em caso de dúvidas, busque a orientação de um advogado especialista em Direito Previdenciário.

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

#advocacia #advogado #advogada #aposentadoriaespecial #inss #previdenciario #previdencia #advocaciaprevidenciaria

#insalubridade #aposentadoria

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

03 CONDUTAS QUE PODEM GERAR DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA:

03 DICAS PARA REDUZIR IMPOSTOS

03 IRREGULARIDADES QUE ATRASAM A COMPRA E VENDA DO IMÓVEL: