O sonho da casa própria é o desejo da maioria das pessoas, no entanto, você sabe quais gastos estão envolvidos nessa aquisição?
Além do valor da propriedade, existem impostos e taxas que devem ser pagas para o devido registo do imóvel.
Desse modo, é fundamental colocar todas as contas na ponta do lápis para evitar surpresas desagradáveis.
* TAXA DE CORRETAGEM: ao adquirir um imóvel por empresas imobiliárias, geralmente, são cobradas taxas de corretagem ou comissões, o que pode gerar um aumento considerável no preço final de venda.
* FINANCIAMENTO: muitas pessoas optam por comprar um imóvel por meio de financiamento, no entanto, é preciso analisar as condições oferecidas pelo banco antes de aderir para não ser pego de surpresa com os juros mensais.
* ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): esse imposto é devido para que seja realizada a transferência, sendo que sua alíquota varia para cada município.
* ESCRITURA PÚBLICA: para decretar a transferência do imóvel é preciso realizar a escritura pública da negociação, a qual pode ser feita em qualquer cartório.
* REGISTRO DE IMÓVEL: após o pagamento do ITBI e a realização da escritura, é necessário registrar o imóvel em seu nome, para se tornar o efetivo dono. O valor do registro pode variar conforme cada localidade.
* CUSTOS ADICIONAIS: é possível que você tenha que arcar com dívidas do antigo proprietário que não eram do seu conhecimento quando da compra, ou reparos no imóvel. Desse modo, verifique essas questões antes de firmar o contrato.
Gostou do post? Deixe sua opinião aqui nos comentários!
#advocacia #imobiliario #direitoimobiliario #compradeimovel #imobiliarista #advocaciaimobiliaria #advogado #advogada #compraimovel #imovel #corretagem #taxas #ITBI #financiamento #escritura #custos
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?
Confira também:
03 CONDUTAS QUE PODEM GERAR DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA:
03 DICAS PARA REDUZIR IMPOSTOS
03 IRREGULARIDADES QUE ATRASAM A COMPRA E VENDA DO IMÓVEL: